Passear na Várzea de Odeleite

Ao longo da Ribeira de Odeleite vêem-se as várzeas de hortas, pomares e canaviais.



Por isso as couves, feijão verde, tomates, pepinos, pimentos, melancias, abóboras e outras culturas são regadas com a água da ribeira ou dos poços.
Os poços apresentam o curioso “gargal”, que é uma vedação com cerca de um metro de altura com o intuito de proteger pessoas e animais.

 

Nos terrenos não regados da várzea existem as culturas e pomares de sequeiro, a saber alfarrobeiras, amendoeiras, oliveiras e vinhas.
Perto daqui também andam as cabras que fornecem o leite para fazer queijos, bem como chibos (bodes novos), muito procurados em determinadas épocas do ano.

Mensagem da Presidente da Junta de Freguesia de Odeleite

035 presidenteRosarioSousa

 

É com enorme orgulho e sentido de missão que volto a assumir a presidência da Junta de Freguesia de Odeleite. A confiança que a população depositou em mim é motivo de gratidão e de renovado compromisso com todas as pessoas que fazem desta freguesia um lugar único para viver e visitar.


Sou, por natureza, uma presidente de proximidade - gosto de estar junto das nossas gentes, de ouvir, compreender e procurar soluções para os desafios do dia a dia. A humildade e o trabalho são os valores que me guiam, e é com essa dedicação que continuarei a servir Odeleite e cada um dos seus habitantes.


Queremos uma freguesia viva, participativa e unida, onde cada pessoa se sinta parte ativa da comunidade. Continuaremos a trabalhar com empenho para melhorar infraestruturas, valorizar o nosso património, apoiar a nossa população e promover o desenvolvimento sustentável do nosso território.


Este espaço pretende ser uma janela aberta da Junta de todos, para todos os fregueses - um local de informação, transparência e partilha. Conto com todos para, juntos, continuarmos a construir uma Odeleite cada vez melhor.


Com amizade e dedicação