Surpreendentemente faz-se uma viagem no tempo ao visitarmos a Casa de Odeleite, a meio da encosta da aldeia.
Faz-se uma visita a esta Casa, inspirada por uma história de empreendedorismo.
Esta foi uma das casas agrícolas mais ricas da região no início do século XX.
Hoje é uma casa-museu, com a finalidade de ser um espaço vivo da memória das gentes da aldeia e arredores. A visita ajudou-nos a refletir nos principais acontecimentos do País ao longo deste século, com impacto na região.
Os edifícios da Casa de Odeleite foram comprados pela Câmara de Castro Marim em 1999 e receberam entretanto obras de requalificação.
Esta Casa foi transformada num polo cultural para antes de mais nada, dar a conhecer a serra algarvia, recreando os vários ambientes e lembrando os usos e tradições antigas.
ESPAÇO DO MUSEU
O espaço conta não apenas com salas para exposições e workshops, como também com cafetaria, loja de produtos regionais e centro de documentação com arquivo gastronómico. A Casa foi um importante lugar de comércio, cujos proprietários (João Xavier de Almeida e Claudina Dias) compravam quase todos os produtos ao redor, a saber alfarrobas, amêndoas e figos.
Estes produtos eram posteriormente transportados (com a ajuda dos cestos feitos na região), através da Ribeira de Odeleite e de seguida do Rio Guadiana para os mercados consumidores, parte deles para exportação.
A população abastecia-se ali dos bens que precisava (farinha, tecidos, sabão, materiais agrícolas e muito mais), que por vezes trocava em contrapartida pelos produtos que fornecia à Casa de Odeleite.
No edifício de dois andares podem-se ver elementos decorativos e mobiliário Arte Nova, que inesperadamente surgem no meio desta aldeia serrana.

Nas casas térreas, de uma só água, encontramos a casa do forno, a casa do azeite, do vinho e do queijo, bem como os armazéns de alfarroba, de milho e de outros produtos.
Todavia, estes armazéns hoje servem de salas para exposições e reuniões, sendo que numa delas existe uma enorme fotografia aérea que dá a conhecer a região.
ESPAÇO EXTERIOR
O conjunto arquitetónico consiste em casas de várias cores (amarelas, brancas e cor-de-rosa) situadas à volta de um pátio.
Ao passo que no pátio existe um telheiro de canas, com mesas e cadeiras, em que podemos aproveitar a sombra (junto de um conjunto de agradáveis vasinhos com flores pendurados na parede).
Por ali encontramos igualmente esculturas de grandes borboletas em metal e um antigo poço com balde para tirar água, com as tradicionais bilhas em zinco.
No total encontram-se ali cerca de 3.000 objetos que pertenceram aos proprietários, como por exemplo móveis, documentos, alfaias agrícolas, objetos decorativos e muitos outros artefactos.

É com enorme orgulho e sentido de missão que volto a assumir a presidência da Junta de Freguesia de Odeleite. A confiança que a população depositou em mim é motivo de gratidão e de renovado compromisso com todas as pessoas que fazem desta freguesia um lugar único para viver e visitar.
Sou, por natureza, uma presidente de proximidade - gosto de estar junto das nossas gentes, de ouvir, compreender e procurar soluções para os desafios do dia a dia. A humildade e o trabalho são os valores que me guiam, e é com essa dedicação que continuarei a servir Odeleite e cada um dos seus habitantes.
Queremos uma freguesia viva, participativa e unida, onde cada pessoa se sinta parte ativa da comunidade. Continuaremos a trabalhar com empenho para melhorar infraestruturas, valorizar o nosso património, apoiar a nossa população e promover o desenvolvimento sustentável do nosso território.
Este espaço pretende ser uma janela aberta da Junta de todos, para todos os fregueses - um local de informação, transparência e partilha. Conto com todos para, juntos, continuarmos a construir uma Odeleite cada vez melhor.
Com amizade e dedicação
Junta de Freguesia de Odeleite
Horário de Atendimento: Das 9 ás 15 horas (Contínuo)
Rua de São Bráz, nº 1
8950 Odeleite
Telefone: 281 495 148
Fax: 281 495 844
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.